O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decidiu manter o ex-prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho, do Partido dos Trabalhadores, inelegível até dezembro de 2026, ou seja, ele não poderá disputar a eleição municipal deste ano.
Na decisão, o juiz José Goes Silva Filho negou a tutela de urgência que pedia para anular os efeitos do julgamento em que o petista Isaac Carvalho foi condenado por crime de improbidade administrativa.
Vale ressaltar que o Ministério Público da Bahia (MP-BA) também já tinha apresentado uma manifestação à 1ª Vara da Fazenda Pública de Juazeiro, solicitando que a Justiça não atendesse a solicitação do ex-prefeito.
Segundo o MP, o requerimento da defesa de Isaac tem um único objetivo: a candidatura do autor, que mesmo com o impedimento legal, vem se apresentando como pré-candidato do PT à Prefeitura de Juazeiro.
A condenação deixou Isaac Carvalho inelegível por cinco anos, além de ter sido obrigado a devolver R$ 243 mil aos cofres públicos e pagar multa civil de até duas vezes o valor do dano, aproximadamente R$ 1 milhão.
No início deste mês, o PT lançou a pré-candidatura do ex-gestor. O evento contou com a presença de diversas autoridades políticas, como o presidente estadual da sigla, Éden Valadares, e o senador Jaques Wagner (PT).
Isaac governou Juazeiro de 2009 a 2016, eleito e reeleito na época pelo PCdoB. Atualmente filiado ao PT, o ex-prefeito buscava retornar ao comando da cidade, sendo uma das prioridades eleitorais de seu partido para outubro deste ano.
Disputa - Por outro lado, a Prefeitura de Juazeiro, comandada hoje por Suzana Ramos (PSDB), que é pré-candidata à reeleição, foi agraciada na última quarta-feira (5) no Prêmio Band Cidades Excelentes.
O município recebeu dois prêmios: primeiro lugar em Educação e segundo lugar em Saúde e Bem-Estar, em cerimônia que ocorreu na União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Na ocasião, o deputado estadual Jordávio Ramos (PSDB), filho de Suzana, representou a gestora. “Uma alegria muito grande representar Juazeiro, que recebeu dois grandes prêmios, coroando a gestão da prefeita Suzana Ramos”, disse.