O prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), tomou posse ontem como presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) para o biênio 2025-2026. Durante a cerimônia, realizada em parceria com a Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (FECBAHIA), Cardoso destacou que sua principal meta à frente da entidade será a reestruturação da UPB.
"Eu preciso deixar a marca de reestruturação da UPB. [...] Posso garantir a todos vocês que a UPB, a partir de hoje, passa a ter o estatuto mais moderno do Brasil, com descentralização de poder, envolvendo mais prefeitos e prefeitas que tenham competência. Criamos a diretoria das mulheres, são 60 mulheres", afirmou o novo presidente da entidade.
A posse da nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da UPB foi marcada por discursos em defesa do fortalecimento do municipalismo e da colaboração entre os gestores baianos. A eleição de Wilson Cardoso pela chapa União de Verdade reforça sua trajetória política e administrativa, trazendo para o cargo uma bagagem de liderança política, empresarial e municipalista.
Mesmo distante da Bahia, diretamente de Hanói, no Vietnã, o senador Jaques Wagner (PT-BA) e o presidente Lula enviaram um vídeo com votos de sucesso para os novos dirigentes da UPB e da FECBAHIA.
“Eu deveria estar aí, mas estou aqui do outro lado do mundo trabalhando ao lado do presidente Lula. Mas queria desejar boa sorte e tenho certeza que Wilson e Sivaldo vão fazer um belo trabalho com apoio do governador Jerônimo, do ministro Rui e o meu também”, afirmou Wagner na gravação.
Governo:
O presidente Lula, por sua vez, enfatizou que Cardoso poderá contar com o governo federal durante sua gestão na UPB. "Agora que você será o presidente de todos os prefeitos e prefeitas da Bahia, pode contar com o governo federal, pode levar as suas demandas, pois lá em Brasília você agora vai ter um amigo de todos os prefeitos e prefeitas do Brasil", declarou.
Natural de Salvador e nascido em 1º de fevereiro de 1952, Wilson Cardoso passou a infância em Ituberá, onde começou sua trajetória como cidadão e gestor. Atualmente, é casado com Adaize Eulália de Melo e pai de seis filhos.
Sessão - A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realizou, na manhã dessa sexta-feira (28), uma sessão especial sobre a nova Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cujo tema desse ano é “Fraternidade e Ecologia Integral”, sob o lema: “Deus viu que tudo era muito bom”. A iniciativa conjunta dos deputados petistas Maria del Carmen e Marcelino Galo, que dividiram a direção dos trabalhos, reuniu, no Plenário Orlando Spinola, religiosos, representantes de movimentos populares, educadores, ambientalistas, autoridades civis, militares e eclesiásticas, para reflexões sobre a conexão da fé cristã com a responsabilidade socioambiental.
Os versos “Nesta Quaresma, à conversão, somos chamados / Cuidemos todos desta Casa, que é Comum”, entoados pelo diácono Marcelo Batista e a irmã Ana Castro, prepararam o clima de comunhão dos pronunciamentos na sessão, em sintonia com a Carta Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, sobre “o cuidado da casa comum”, que completou 10 anos, e também da composição do Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis – ambos motivos de inspiração da Campanha da Fraternidade 2025.