(074) - 988399053

NO AR

Rádio São Francisco FM - 104,9mhz

radiosaofranciscofm.com

Politica

Em evento ?goiano? e esvaziado politicamente, Ronaldo Caiado lança pré-candidatura a presidente da República em Salvador

Publicada em 05/04/2025 às 05:02h

por politica livre


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Divulgação)

O que estava programado para ser um acontecimento político de peso nacional se tornou uma festa quase que eminentemente goiana. O lançamento da pré-candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, à Presidência da República, realizado nesta sexta-feira (4), no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, foi esvaziado por lideranças do próprio partido dele, o União Brasil, apesar das presenças de ACM Neto, vice-presidente da agremiação no Brasil, e do prefeito Bruno Reis.

O presidente nacional da legenda, Antônio Rueda, não compareceu. Sequer enviou um vídeo de saudação. De fora da Bahia (e sem contar políticos goianos), excluindo lideranças do partido que atualmente não têm mandato, a exemplo do ex-senador Agripino Maia (RN), apenas o senador Sérgio Moro (PR) deu o ar da graça. O cantor Gusttavo Lima, que desistiu de concorrer ao Palácio do Planalto, também não apareceu, apesar de sinalizar que estaria presente.

Dos seis deputados federais do União Brasil na Bahia, apenas dois – Paulo Azi, presidente do partido no Estado, e Leur Lomanto Júnior – participaram. De outras siglas, estavam lá o deputado federal Márcio Marinho, comandante estadual do Republicanos, e João Leão, um dos poucos pepistas baianos a favor da criação da federação entre a legenda dele, o PP, e a de Caiado.

O deputado federal Elmar Nascimento, até outro dia era o comandante do União Brasil na Câmara e que defendeu o apoio do partido à reeleição do presidente Lula (PT), não foi – mas o primo dele, o deputado estadual Júnior Nascimento, líder do partido na Assembleia Legislativa, apareceu, embora tenha saído antes do discurso do governador.

Aliás, o quórum de deputados estaduais do União Brasil foi bom – dos dez, ao menos sete compareceram ao evento. Parlamentares da Assembleia de outros partidos e que integram a oposição também foram. Já entre os prefeitos, havia mais goianos do que baianos. Tanto que quem discursou em nome dos gestores municipais foi o presidente da Associação Goiana de Municípios, José Délio (União), que administra a cidade goiana de Hidrolândia.

A organização do evento citou um total de 250 prefeitos presentes, mas o número de baianos no ato não chegou a 20. O União Brasil elegeu 39 na Bahia em 2024, mas muitos já aderiram ou negociam o apoio ao governo Jerônimo Rodrigues, do PT. Entretanto, os gestores municipais mais importantes da sigla quando o assunto é colégio eleitoral compareceram: José Ronaldo (Feira), Sheila Lemos (Vitória da Conquista), Débora Régis (Lauro de Freitas) e Valderico Júnior (Ilhéus). O de Barreiras, Otoniel Teixeira (União), se ausentou.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Quais Redes Sociais Você Usa Mais??

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(074) - 988399053

Usuários Online: 1
Copyright (c) 2025 - Rádio São Francisco FM - 104,9mhz - Radio São Francisco FM 104,9